como ser uma atriz

Como se tornar uma atriz?

Estamos todas em diferentes tempos  de nossas carreiras. Para alguns, talvez seja apenas a fase incômoda, em que os pensamentos ilusórios levam você para longe do seu trabalho diário, até que uma pilha de textos e roteiros o desperte de sobreaviso de sua ilusão.

Ou talvez você esteja no estágio em que, você esgotou todos os estudos para interpretação, e cursos de teatro TV e Cinema, pesquisou cada lugar de conhecimento em cursos,  diplomas e livros e ainda reside em um perpétuo senso de que nada acontece.

Ou talvez você tenha chegado a esse estágio final insondável chamado “sucesso”, mas, abalado por uma dúvida muito familiar, você ainda deseja saber como se tornar uma “atriz de verdade”. Como finalmente se dar a permissão para se chamar de atriz.

Nunca teremos respostas concretas sobre a vida de ator, porém vou deixar aqui alguns pensamentos sobre como se tornar atriz.

A palavra atriz fica um pouco corriqueira. Isso é garantido, uma vez que não há regras definidas sobre quem se chama de ator e atriz e o que realmente qualifica alguém para ser atriz, claro o DRT qualifica profissionalmente, mas, e nós realmente nos definimos assim? Acho que o DRT nunca nos deixa realmente satisfeitos, sempre haverá de querermos mais e mais, novos personagens, novas construções e novas obras.

Eu imagino que, em termos de tributação, cerca de 1 a 3% do grupo de pessoas que alegam serem atrizes, na verdade. Mas é dinheiro pelo qual estamos nos esforçando? Eu acredito fortemente no valor dos atores, e que eles devem ser bem pagos e ter a capacidade de viver dos ganhos de seu ofício. Mas esse é o seu objetivo? Você é um ator apenas quando pode viver do seu ofício?

Outro componente é a fama. Este não é um desejo inválido, por qualquer meio, embora seja frequentemente ridicularizado pelos atores quando em público juntos. Mas esse é o seu catalisador? Você quer fama?

Integridade artística é outro termo banal que é jogado ao redor. Mas esse é o seu estímulo? Você quer criar um ótimo trabalho como ator? Tenho certeza de que isso é sempre preferencial, mesmo para o ator mais comercial, mas é esse seu foco específico? Você ficaria satisfeito trabalhando em um café durante o dia e realizando Hamlet à noite, trabalhando em uma obra-prima teatral, inspirando o público, por menor que fosse?

Tenho certeza de que, para a maioria dos atores, é uma combinação saudável dos três. Imagino que cada um de nós tenha algum sonho fantasioso de que todos trabalhem juntos em um futuro próximo, mas ter uma definição pessoal clara do que agir é para você é essencial.

Se você sabe claramente o que está buscando, seguirá nessa direção, de forma incremental. Seria inestimável começar uma carreira como ator, entendendo o que o leva a fazer esse ofício estranho e maravilhoso. Isso significa que cada decisão decorre de uma razão, em vez de adivinhação.

Se a sua paixão está no teatro, não é o investimento mais prudente fazer uma exibição de três dias na tela de master-class. Da mesma forma, se você está tentando se tornar famoso, ter uma leitura semanal de Shakespeare pode não ser propício.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta