O IMPROVISO É FUNDAMENTAL

Fiz um trabalho junto a Universidade Estácio de Sá na matéria de Direção de Atores no Curso de Cinema e o improviso foi usado para criação.

No nosso processo de construção de personagem o professor surgiu uma mudança. Fui com a cena pronta e montada em minha mente, tinha algumas ideias e estava preparada 100% mas o professor na hora desconstruiu tudo! Fez exercícios de desconstrução, fez  perguntas sobre o personagem que eu ainda não havia feito. Teve um olhar de direção sabe? e um olhar exterior que particularmente  é importantíssimo em uma construção.

 É compreensível  que devemos  ler e entender o contexto da obra e entender intensamente nosso personagem ou seja grifar nossas falas, decorar nosso texto de cada dia, colocar maneirismos diferentes e sair do normal, buscar algo novo, mas nesse momento que o professor pediu uma desconfiança desconstrução de tudo foi desafiador,  ter que mudar todo o meu estudo mas ao  mesmo tempo foi estimulador!  acabei me inserindo  em um novo  lugar de entendimento daquela  personagem.  

Do improviso retira-se ações criativas, novas formas de arte, aí é que nasce a tão desejada  espontaneidade! O prazer que podemos estimular no publico que assiste.  Nada fácil, porem se estivermos disponíveis a magia acontece. 

Isso que queria passar para vocês sobre o improviso ser importante sobre a desconstrução sobre estarmos disponíveis em cena para criar e criar.

 

ENTÃO SEGREDO É IMPROVISAR? 

 

  • E se maneira com que você determinou seu sentimento no dia da filmagem for diferente do que o diretor imaginou?  
  • E se ele te pede pra mudar algo, como seria?
  • Você estaria preparado para mudanças na hora da filmagem?

Nós como atores e atrizes devemos estar preparados para as mudanças de roteiro, mudanças de locação caso seja necessário. Tudo pode acontecer! E o improviso tem que fazer parte do seu processo de criação

Muitos diretores gostam do improviso,  porque  ele esta por trás da realidade e do naturalismo. 

Ter nossa criação de personagem  é nossa lição de casa. Porem, estar aberto a mudanças repentinas nos coloca em um lugar mais profissional e artístico.

Nosso trabalho se resume em desconstrução e construção, estar aberto a mudanças é um diferencial. 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta